Nota sobre o momento político do Brasil

NOTA SOBRE O ATUAL MOMENTO POLÍTICO BRASILEIRO

Nós, levinasianas e levinasianos do Brasil, reunidos no XVIII Encontro Nacional da ANPOF em Vitória, ES, nos posicionamos publicamente contra qualquer forma ideológica de pensamento fascista e totalitário, de ódio aos outros ou de fechamento às diferenças e a favor da Democracia e dos Direitos Humanos, pois acreditamos que, apenas por estas instituições se garantirá o respeito às alteridades, tornando possível, assim, viver o humanismo do outro homem de que fala Emmanuel Levinas.

Neste momento de imprevistos da história, somos novamente interpelados pelos Rostos de tantos e tantas cujas alteridades encontram-se ameaçadas pelo discurso da Totalidade que ronda nosso país. Conscientes da nossa responsabilidade de pensar no outro com os outros,  desempenhamos nosso papel de cidadãos que se dedicam à vida intelectual e reforçamos: queremos um Brasil justo, solidário e responsável pelos mais vulneráveis.

Vitória, 28 de outubro de 2018.

Autor: CEBEL - Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos

Grupo brasileiro de pesquisadores, professores e estudantes do pensamento de Emmanuel Levinas. Fundado em 1999. Formalizado em 2017.