Carta aos interessados

CARTA SOBRE A FORMALIZAÇÃO DO CEBEL E

A APROVAÇÃO DO ESTATUTO

 Prezadas amigas e prezados amigos levinasianos,

O III Seminário Internacional Emmanuel Levinas está chegando. Para além das conferências, das sessões temáticas, das comunicações, assim como da sua programação cultural, o evento contará com um momento importantíssimo. Trata-se da Assembleia Geral de formalização do Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos – CEBEL a ocorrer no dia 28 de outubro de 2017, às 11h30min, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

A ideia de formalizar o CEBEL tem como objetivo estimular, fomentar e promover a pesquisa, o ensino e a divulgação da filosofia de Emmanuel Levinas no Brasil, consolidando e institucionalizando um espaço uno, já existente desde 1999, de comunicação, encontro e fraternidade entre pesquisadoras e pesquisadores levinasianos em âmbito nacional.

Com a formalização da entidade, estaremos em melhores condições de celebrar intercâmbios com organizações nacionais e internacionais, elaborar mecanismos de colaboração com estudiosos estrangeiros, criar revistas e publicações próprias, realizar eventos em geral, organizar um acervo documental especializado, incentivar pesquisas, entre tantas outras atividades.

A fim de tornar o processo de formalização do CEBEL o mais democrático possível, e com vistas a agilizar os procedimentos da Assembleia Geral, estamos, neste momento, enviando uma proposta de Estatuto Social, solicitando a todos sugestões de modificação, redução ou acréscimo dos seus dispositivos.

Pedimos que aqueles que tenham sugestões as encaminhem, com suas justificativas, para o e-mail feliperodolfodecarvalho@hotmail.com até o dia 4 de outubro de 2017. Caso necessitem de esclarecimentos quanto ao sentido e ao teor das disposições da proposta de Estatuto Social enviada, as dúvidas podem ser transmitidas também para o referido endereço eletrônico.

Recebidas as sugestões, iremos agrupá-las e colocá-las-emos, em forma de texto normativo, sob votação virtual, entre os dias 5 de outubro de 2017 e 18 de outubro de 2017, em link a ser disponibilizado no site https://cebelonline.com/ e https://gtlevinas.com/.

Com isso, acreditamos que chegaremos na Assembleia Geral que ocorrerá no interior do III Seminário Internacional Emmanuel Levinas com uma proposta de Estatuto Social coesa e apta para a deliberação aprobatória.

Junto com a proposta de Estatuto Social, estamos divulgando também o próprio Edital de Convocação para a referida Assembleia Geral de formalização do CEBEL, convidando todos os interessados a participarem deste instante ímpar na história do pensamento levinasiano no Brasil.

Como está contido do edital, a Assembleia Geral irá, além de apreciar e votar o Estatuto Social, eleger os componentes da Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho Científico, assim como deliberar quanto ao enquadramento dos seus membros, em consonância com a classificação estatutária.

Para que tudo isso seja possível, contaremos com a manifestação de cada um e de cada uma, na recepção do III Seminário Internacional Levinas, quanto à intenção de participar da Assembleia Geral e de integrar o CEBEL na qualidade de membro. Lembramos que, para poder participar da Assembleia Geral e integrar o CEBEL, o interessado ou a interessada deverá ser pesquisador ou pesquisadora do pensamento levinasiano, independentemente da área, ostentando a condição mínima de mestrando ou mestranda.

Agradecemos a atenção de todos e de todas e contamos, desde logo, com a sua contribuição.

Belo Horizonte, 21 de setembro de 2017.

Prof. Dr. Nilo Ribeiro Júnior

Anúncios